Como o nome sugere, o Mapa Astral é um mapa do céu no momento do nascimento de um indivíduo, como se fosse uma fotografia dos astros naquele exato segundo.
Ele mostra o caminho do nosso Eu, mapeia a nossa jornada pessoal, isso significa que é uma ferramenta importante para o nosso autoconhecimento.
Através do Mapa Astral você consegue acessar as necessidades que seu corpo e alma clamam nesta existência por meio da análise da mandala de 12 casas.
Além das necessidades, é possível observar no Mapa Astral também a sua personalidade, oportunidades de vida e espiritualidade, é importante que se tome cuidado na hora de interpretá-las, para evitar a formação de alguma crença limitante.
O Mapa Astral te permite olhar para dentro e compreender a sua busca nessa vida.
É um grande manual de instruções para aqueles momentos em que você está perdido na vida, porque é capaz de apontar o caminho correto para aquilo que você busca para se sentir realizado e feliz, é o verdadeiro mapa do tesouro.
A importância de ver seu Mapa através da Comunicação Não Violenta.
Desenvolvida por Marshall Rosenberg no início dos anos 60, época que marca o auge dos direitos civis norte-americanos contra a segregação racial, a Comunicação Não Violenta (CNV) é uma técnica criada que tem como fim abordar uma comunicação que compreende as habilidades de ouvir e falar, conectando os indivíduos e desenvolvendo a compaixão entre as partes envolvidas, fazendo da empatia algo mais presente dentro da comunicação.
“Se eu sou assim é porque minha Lua é em Escorpião”, “Não gosto de Geminianos, porque eles são duas caras”, e diversas outras frases que você escuta e reproduz com base na crença popular afetam a sua forma de enxergar a si e ao outro.
Essa maneira de pensar e agir dentro da Astrologia faz com que crenças limitantes se formem dentro da sociedade.
É como se fossem criadas etiquetas que determinam o que uma pessoa é com base no seu signo. A coisa chegou a tal ponto que hoje em dia é possível encontrar empresas que colocam como um dos critérios “Não ser de tal Signo” ou “Só contratamos tal Signo” em suas ofertas de trabalho.
Com se uma característica simples fosse capaz de definir um ser humano complexo.
Vemos também, pessoas reproduzindo isso dentro de seus relacionamentos, círculos de amizade e afins, o QUANTO isso é perigoso e muitas vezes irresponsável é impossível de mensurar, isso significa que vou ficar desempregado por ser de Leão mesmo possuindo todos os requisitos ou que a pessoa que eu gosto não gosta de mim porque minha lua é em Áries?
A CNV entra na Astrologia com o objetivo de parar a reprodução deste tipo de pensamento e normalizar a inteireza e complexidade de seres humanos, de modo a compreender suas necessidades pela análise do Mapa Astral como um todo, e enxergar a Astrologia não como um rótulo, mas como uma ferramenta de autoconhecimento e expressão.
Então da próxima vez que for olhar o seu Mapa Astral, pense mais sobre o que aquele signo e planeta quer te dizer, o que ele vem para acrescentar na sua jornada pessoal e como ele vai te guiar dentro daquela área da sua vida e menos nos rótulos que você vê por aí.
Nos próximos conteúdos vou começar a aprofundar um pouco mais sobre a essência de cada signo e planetas regentes.
Por enquanto, sugiro que vá se familiarizando com a imagem do seu Mapa Natal e todos os seus símbolos.
Como fazer o seu Mapa Astral de forma Gratuita
Existem inúmeros sites em que você consegue fazer seu Mapa de forma Gratuita, alguns te dão até um resumo de tudo que está lá, mas você deve tomar cuidado, muitos possuem uma linguagem violenta que podem gerar alguma crença limitante.
Dentre todos estes sites diponíveis e gratuitos, o Astro.com é o que mais recomendo, isso porque ele é bem completo em termos de estilos de mapa, asteroides e um dos que melhor calcula o Mapa.
Neste vídeo eu explico alguns cuidados que se deve ter antes de fazer o seu Mapa Astral nesses sites
Dito isso vamos ver como que você irá fazer o seu Mapa no Astro.com.
Como criar o seu Mapa Astral do zero em 4 passos.
- É aconselhável criar uma conta no Astro.com, dessa forma os seus dados ficam salvos e você pode acessar quando e onde quiser, e adicionar quantos mapas forem necessários! Feito o cadastro, entre no Horóscopo Gratuito > Seleção Alargada de Mapas.
2. Após isso você pode criar um Mapa Astral adicionando os seus dados desta forma, lembre-se que é importante ter o horário, assim você irá descobrir o seu Ascendente e as casas do seu Mapa Astral. Os planetas podem ser afetados caso não tenha o horário de nascimento, a Lua principalmente.
3. Após isso você vai verificar se o seu Estilo de Mapa está como Natal e se o desenho está marcado como “Método por defeito (padrão)”, a data pode ser referente ao dia que está fazendo o Mapa mesmo. Se você está começando agora, eu indico ticar aquele quadradinho, dessa forma somente aspectos maiores aparecerão e você conseguirá enxergar melhor o seu Mapa.
4. Clicou em “Mostrar Mapa”, é dessa forma que ele irá aparecer:
Te apresento o seu Mapa Astral! Agora vamos entender o que diabos é tudo isso.
- Aqui você pode voltar ou adicionar os trânsitos do momento atual para o seu Mapa.
- Aqui é seu Mapa Esférico, nele você vê 12 fatias, estas são as Casas e cada uma das 12 representa uma área da sua vida.
- Neste pequeno quadradinho você consegue ver qual elemento e modalidade você mais possui no seu mapa, se é Fogo, Terra, Água ou Ar, e Fixo, Cardinal ou Mutável.
- Aqui é o resumo do seu Mapa, ficou com uma dúvida onde o seu planeta X realmente está, verifique nessa tabela que ela mostra!
Pontos que você precisa prestar atenção na hora de interpretar o seu Mapa
- O seu Ascendente, ele é a sua Casa 1, marcado no Mapa Esférico como ASC, representa como você é visto, a sua personalidade e como se porta.
- O seu Sol, o signo Solar na Astrologia Tropical (ou Ocidental) é o Signo que geralmente respondemos por exemplo, quem nasce em 2 de Agosto é Leonino, ele fala do nosso Eu, é o nosso ego, é quem queremos nos tornar.
- A sua Lua já fala sobre as suas emoções, como você lida consigo e com seus sentimentos.
- A Vênus fala sobre como amamos, o que achamos bonito, sobre o material, o físico, é a nossa forma de se relacionar com os outros.
- O Meio do Céu no Mapa Astral é o ponto mais alto do Mapa, ele fala sobre o que queremos atingir, é o nosso Guia para saber o que queremos fazer, como mudaremos a nossa vida.
O Mapa serve para te guiar, pra te dar uma luz na sua existência, ele não é um guia definitivo do que vai acontecer, mas mostra como você pode lidar melhor com a pessoa que mais faz parte da sua vida, você. Ele aponta suas necessidades, como você pode trabalhar seu a si mesmo e como você pode se compreender.
Gostou desse conteúdo? Então não perca os próximos posts que serão publicados toda quarta e sexta.
Você também pode compartilhar com seus amigos ‘’loucos da astrologia’’ como fazer o Mapa Astral de forma Gratuita e Não Violenta.